Quem tem medo de carpete? Mitos e verdades sobre esse clássico da decoração
Conforto, isolamento térmico, segurança e sofisticação. Espaço Sala apresenta as vantagens dessa peça que nunca sai de moda
Projeto do quarto do filho da Influenciadora e empresária Boca Rosa, realizado pelo Studio Kaju com carpetes Belgotex Linha Sensualité na cor Lush, produto do Espaço Sala.| Foto: Divulgação
Há uma lenda urbana que diz que o carpete é prejudicial para quem tem pets e doenças respiratórias. A lenda transformou o item em uma espécie de vilão dos ambientes internos. O que pouca gente sabe é que muitas dessas informações se criaram no imaginário popular por conta da manutenção inadequada do revestimento, transmitida a cada geração. Por isso, o Espaço Sala, 1º Hub de design e arquitetura e design de interiores de Curitiba, que conta com um cardápio de marcas, produtos e serviços, expostos em um ambiente formatado como uma sala de estar, apresenta uma relação de mitos e verdades sobre o uso desse clássico decorativo.
“O carpete pode ser um aliado tanto para o corporativo quanto para o residencial”, explica Janaína Bueno, sócia-proprietária do Espaço Sala. “No corporativo, por exemplo, é um excelente aliado na questão acústica. Nenhum outro produto vai ter o mesmo efeito em uma sala de reuniões, que muitas vezes necessita de um pouco mais de privacidade. E o carpete pode atuar nesse sentido, ao mesmo tempo em que oferece conforto e elegância ao ambiente”, informa.
O Espaço Sala conta com a MilliCare Brasil, multinacional de manutenção de carpetes, como empresa parceira, fornecedora de produtos para o cuidado correto com tapetes e carpetes. A MilliCare é homologada pelos maiores fabricantes de carpetes para a higienização e manutenção. Para se ter uma ideia, em meio à pandemia da covid-19, a empresa realizou uma pesquisa, com testes em laboratório que comprovaram que o coronavírus morre mais rapidamente em superfície têxtil do que em outras superfícies. Uma das razões está no fato de que, atualmente, todo o material utilizado na fabricação do carpete é sintético.
“Antigamente até fazia sentido temer o carpete como um elemento que concentrava vírus e bactérias, porque eram feitos de fibra natural. Hoje, entre todas as indústrias com que o Espaço Sala trabalha, e a principal delas é a Belgotex, cuja matéria prima vem da Bélgica e da África do Sul, e só trabalha com material sintético”, detalha Janaína.
Quer saber mais sobre mitos e verdades do carpete? Confira abaixo a relação do que é real e do que é “fake” sobre o uso desse item decorativo:
1. Carpete é prejudicial a quem tem doença respiratória?
“Esse é um grande mito que já foi cientificamente derrubado”, explica Paulo Jubilut, CEO da MilliCare Brasil, multinacional de manutenção de carpetes. “Temos estudos e informações que fazem parte do Guia Oficial ABRITAC – Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos – ABIT que mostraram, inclusive, que os carpetes podem reduzir a contaminação por vírus. Isso porque as gotículas expelidas pela tosse e espirro são absorvidas por estas superfícies, secando mais rapidamente do que em superfícies duras”.
2. Carpete não é indicado para quem tem pets?
Mito. A informação está ligada à manutenção inadequada do material. Segundo Paulo, pelos são retirados pela aspiração que deve ser regular em qualquer caso, independentemente da presença de pets. “Já resíduos como urina podem ser eliminados e higienizados rapidamente e com segurança com uso de produtos de alta tecnologia. Nós temos uma fórmula exclusiva e patenteada que tem a capacidade de atrair e reter a sujeira, odores e alérgenos das fibras de tapetes e carpetes”.
3. Carpete é mais difícil de limpar?
Mito. A “dificuldade” em limpar carpetes é a mesma para qualquer tipo de superfície. Ou seja, não há dificuldade, apenas o uso da técnica e dos produtos corretos. “Usando um exemplo simples: você limpa o piso da sua cozinha de ladrilhos com frequência e produtos adequados. Então, por que espera meses para fazer isso com o carpete? Assim como qualquer outro tipo de piso, ele deve ser limpo com frequência e com produtos que comprovadamente – por meio de certificações – higienizem e protejam as fibras evitando o seu desgaste e prolongando sua vida útil. Hoje, usuários de carpetes contam com o Guia Abritac-Abit que oferece, com detalhes, o passo a passo para a correta manutenção”.
A MilliCare é fabricante do Milli Kit Tira Sujeira, produto produzido para a higienização do dia a dia, feito para a remoção de manchas em tapetes, carpetes e estofados. E está disponível no Espaço Sala. Por meio do polímero MilliCare, o produto tem a capacidade de atrair e reter a sujeira sólida ou líquida, mais odores e alérgenos das fibras. Quando a partícula absorve a sujeira da mancha, prende o resíduo impedindo sua aderência a outras áreas do revestimento, ainda que haja circulação sobre ela antes da aspiração.
“A grande questão está na educação”, reforça Janaína. Ela lembra que o Espaço Sala oferece sempre aos clientes corporativos o guia Abritac-Abit para que eles conheçam o passo a passo da limpeza, o que pode ser feito e o que deve ser evitado na manutenção do produto. O manual destaca, por exemplo, que a enceradeira pode danificar as fibras e reduzir o tempo de vida útil do carpete. “Os carpetes são antialérgicos e antimancha”, salienta Janaína. Assim, em caso de mancha de vinho, chocolate ou qualquer outro item, basta fazer a remoção na hora: é só secar o vinho e passar o Milli Kit. Com ele, é possível remover não só o vinho, mas também o cheiro de resíduos”, assegura.
Conheça os benefícios do carpete
Um grande aliado para ambientes criativos e confortáveis
Agora que você já conhece todos os benefícios do carpete, chegou a hora de aproveitar a qualidade estética desse item que confere possibilidades ilimitadas ao desenho de interiores. “O carpete pode deixar o ambiente muito mais sofisticado, além de acolhedor. Traz aconchego e desperta sensações”, afirma a arquiteta Kamila Pasqualli, do Studio Kaju.
Kamila explica que o ideal, para compor um ambiente harmônico e elegante, é manter o equilíbrio. “É sempre bom optar por tons neutros, para que componha perfeitamente com o ambiente e não enjoe. Mas isso não impede que a pessoa opte pelo carpete com cores ou desenhos mais marcantes. Nesses casos, porém, o ideal é compor com mobiliários e adornos de tons neutros. Assim, ele ficará em destaque e a estética manterá o equilíbrio”, informa.
A arquiteta sinaliza que, em muitos dos seus projetos, ela e a sócia, a também arquiteta Juliana Heiko, aproveitam para incorporar o carpete ao ambiente e trazer todos os benefícios do item. “Por exemplo, no projeto do quarto do Cris, filho da Influenciadora e empresária Boca Rosa [Bianca Andrade], nós criamos uma atmosfera única para o espaço. Trouxemos elementos que tivessem o toque confortável a que uma nuvem remete, neste caso, o carpete. Como precisávamos do máximo de conforto no uso e no toque, procuramos uma das melhores marcas e empresas do mercado para nos atender, a Belgotex e o hub Espaço Sala” contou. “Essa escolha proporcionou mais conforto, funcionalidade e a exploração da arquitetura sensorial”.
Por isso, segundo Kamila, para quem está criando um ambiente, é importante optar sempre que puder pelo uso do carpete, sem medo de arriscar. “Eles agregam valor, conforto, e, hoje em dia, com a tecnologia ao nosso favor, os tecidos utilizados são incríveis e muito funcionais, a limpeza é prática e a manutenção pequena”, finaliza. O carpete aplicado no quarto do Cris foi o Belgotex Linha Sensualité, na cor Lush, do Espaço Sala.
Em meio a uma gama de produtos, o Espaço Sala oferece a Coleção Conexões, linha própria de produtos de tapeçaria, composta por sete peças exclusivas assinadas pela arquiteta Katalin Stammer. E trabalha no fornecimento de, entre outros itens, tapetes e carpetes tanto para clientes residenciais quanto para corporativos, todos produtos devidamente homologados de parceiros cuja qualidade é reconhecida e atestada pelo mercado nacional e internacional.
Querendo renovar seus ambientes com carpetes? O Espaço Sala é o lugar para isso. Para mais informações, acesse o site e siga o hub no Instagram, no Facebook e no YouTube.