Espaço Sala

PRODUTOS SALA: Carpete Belgotex City Square | Piso Vinílico Belgotex Rocky | Rodapé Moldurama | Persiana Tela Solar Sunshine

Projeto Design Sensorial "Ops"

O conjunto de elementos sensoriais quando aplicados com propósito à um ambiente, deixam de ser neutros e isolados e passam a propagar emoções, criando vínculo e história com seus usuários. 
Foi através da soma de design + emoção, utilizando as ferramentas de Sensory Design Methodology que o escritório Katalin Stammer Arquitetura e Design elaborou a experiência do ambiente físico “Ops” que teve como conceito principal “an enjoyable work’s lifestyle”, ou seja, o objetivo de harmonizar o espaço de trabalho, e funções da equipe através de uma vivência memorável de privacidade compartilhada e bem estar das pessoas em uma nova história junto ao grupo Apolar Imóveis.
O prédio que já fazia parte do conhecido complexo Apolar, na Rua Conselheiro Laurindo no Centro de Curitiba, foi remodelado para receber em seus dois andares o novo segmento da marca. Com conceito inovador de serviços o ambiente físico não poderia ficar para trás. O objetivo da aplicação dos conceitos de 20 sentidos estipulados no design sensorial é o foco de traduzir a marca e seus valores procurando humanizar os ambientes, tendo como referência o mobiliário considerado internacionalmente os melhores postos de atendimento para trabalhos realizados pela internet e telefone. Cada detalhe foi pensado desde a entrada criando um trajeto leve e inovador para percorrer todos os ambientes.

Criadas com exclusividade as cores, aromas e composição sonora coincidem com o movimento, a dinâmica e a agilidade. O aroma que tem notas que vão do cítrico floral ao amadeirado reflete a alegria dos serviços ágeis e com soluções inovadoras proposto para o segmento. O som busca dar dinâmica e relaxamento ao espaço através de uma seleção personalizada para rádio interna.

Com uma composição cromática pouco convencional, os espaços se conversam através de cores fortes e com personalidade que representam os setores contidos nos macro ambientes compartilhados. Dentro desse conceito também foram utilizadas as cores para os ambientes de postos de atendimentos considerados como ambientes privados ou micro ambientes. Todos esses recursos pensados para facilitar a identificação dos espaços, o relacionamento das funções e o estímulo da produtividade.
Dentro do programa dos andares, o espaço recebe as pessoas através de uma escadaria colorida que direciona o visitante ao setor desejado. Logo nesse trajeto já existe o primeiro contato com o aroma da marca fazendo com que as pessoas se conectem ao espaço e a nova proposta. Chegando ao primeiro pavimento encontramos a sala da gerência, o setor chamado digital atendimento, a TI responsável por dar todo suporte aos serviços online, banheiros, área de descanso dos colaboradores, coffee meeting e varanda para o meio de quadra como um respiro ao ambiente central.
No segundo pavimento encontram-se um lobby Ops compostos por balanços a frente da marca dando boas vindas a toda equipe e convidados. Mesas de formato coworking propõem a função “chegue e sente”. Os banheiros pensados para serem práticos, funcionais e agradáveis seguem a tendência “no gender” propondo o cuidado coletivo dos espaços por ambos os gêneros. Copa e sala de reunião com conceito multifuncional se abrem a novas experiências de convivência a serem exploradas.
O espaço de atendimento do callcenter da marca é a grande “cereja do bolo” com uma composição arrojada e alegre com tratamento acústico de alto desempenho para conforto da equipe e melhor desempenho para os novos clientes que serão atendidos pela marca. O mobiliário segue sendo diferencial no cuidado com a equipe e com as referências de ergonomia e antropometria.
A transparência e cor continuam por todo o projeto e pode ser encontrado em elementos vazados como cobogós, adesivos coloridos nas janelas que emanam luz suavemente esverdeada para as antigas janelas do edifício e nas muitas divisórias de vidro dos ambientes.
O piso vinílico, carpete e tapetes foram pensados para trazer conforto acústico, térmico, criar trajetos, pausas e composição estética conforme o setor. A iluminação além de funcional também teve pontos de harmonização e ousadia como em muitos valores propostos pela nova marca. Desde placas sonoras coloridas feitas especialmente nas cores dos pantones da logomarca até brincadeiras com neon JOY para divertir os colaboradores.
O ambiente OPS passou por um estudo de projeto de alguns meses junto à equipe multidisciplinar que elaborou as estratégias do serviço e da marca. Focado na entrega sensorial de uma experiência de harmonização e produtividade solicitada pelo cliente. O impacto enérgico da proposta é sentido do primeiro degrau ao último ambiente, percorrendo um trajeto inovador, alegre e cheio de descobertas. Todo esse estudo interage com o treinamento da equipe interna, aonde é pensada uma coreografia que fazem da experiência vivenciada um momento único.

Equipe Katalin Stammer Arquitetura e Design
Orçamento